O que uma artista com cinco prêmios Grammy e dois World Music Awards precisa para completar sua lista de conquistas? Um trem suíço de alta tecnologia com o nome dela, é claro.
O novo trem Golden Pass Express , que vai de Montreux, no Lago de Genebra, a Interlaken, no centro da Suíça, foi batizado de Shania Train como uma homenagem à estrela da música country canadense Shania Twain .
Twain mora no Lago de Genebra há 10 anos, e um porta-voz da Montreux Oberland Bernois Railway disse em um comunicado à imprensa: “A cantora canadense é a madrinha do Shania Train”.
Twain falou de sua “honra” no Twitter depois que ela participou da cerimônia de inauguração em dezembro, twittando : “Todos a bordo do trem Shania para a cidade de Twain”.
O novo trem – o primeiro serviço sem escalas na rota – teve que superar alguns obstáculos pesados.
Primeiro, as plataformas em cada estação estão em alturas diferentes, tornando a entrada e saída potencialmente perigosas. Mas agora, graças aos caminhões embaixo de cada vagão, a carroceria do novo trem pode se ajustar à altura da plataforma movendo-se para cima ou para baixo 200 milímetros.
O outro grande desafio dos engenheiros foi encontrar uma maneira de permitir que o trem percorresse as duas bitolas diferentes da rota. A solução? Rodas que podem ser ajustadas em diferentes larguras enquanto o trem está em movimento.
Assim, onde antes os passageiros da rota tinham que mudar de trem duas vezes, agora eles podem desfrutar de sua viagem de três horas pelos Alpes suíços sem serem perturbados.
O novo trem segue a rota comercial Golden Pass, que existe desde a Idade Média, começando pelas margens do Lago de Genebra antes de entrar no vale de Hongrin – famoso por suas vacas leiteiras, queijo e chocolate. Termina na cidade turística de Interlaken.
Atualmente, o serviço funciona uma vez por dia em qualquer direção, mas a partir de 11 de junho aumentará para quatro viagens diárias de ida e volta.
Compartilhe: