O nadador maranhense Davi Hermes, que conta com o patrocínio do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, está confirmado na disputa da oitava edição do Torneio Grão-Pará da Amizade Master de Natação. O tradicional evento ocorrerá neste sábado e domingo (25 e 26), na Apcef, em São Luís.
Esta será a segunda competição que Davi Hermes participará em 2023. No início do mês, o maranhense brilhou no Torneio Início e faturou três medalhas de ouro (400m livre, 50m e 200m borboleta) na competição promovida pela Federação Maranhense de Desportos Aquáticos (FMDA). Desta vez, Davi disputará as seguintes provas: 50m e 100m livre, além dos 50m e 100m borboleta.
Eleito o melhor atleta paralímpico do Maranhão em 2022, Davi Hermes vai aproveitar esta edição do Torneio Grão-Pará da Amizade Master como preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro de Natação CBDI 2023, evento promovido pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A competição ocorrerá entre os dias 2 e 4 de abril, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).
No Campeonato Brasileiro, Davi buscará medalhas em quatro provas: 50m, 100m e 200m, além dos 50m livre.
Grande fase
Em 2022, Davi Hermes conquistou 18 medalhas de ouro, três pratas e um bronze em competições regionais, nacionais e internacionais, além de quebrar três recordes brasileiros e três recordes sul-americanos. O jovem atleta maranhense de 19 anos também defendeu a Seleção Brasileira no Campeonato Mundial de Natação para Síndrome de Down, onde ficou em quarto lugar no mundo nas provas de 50m e 100m borboleta na categoria Sênior.
Os excelentes resultados credenciaram Davi a ser eleito o melhor atleta paralímpico do Maranhão em 2022. Pela primeira vez, ele recebeu o Troféu Mirante Esporte, maior premiação esportiva do Estado.
Em reconhecimento à sua carreira vitoriosa, Davi, que é um dos principais atletas do Maranhão e revelação do esporte paralímpico do Brasil, ainda recebeu a Medalha de Mérito Legislativo José Ribamar de Oliveira “Canhoteiro”, da Assembleia Legislativa do Maranhão.