Uma das maiores empresas de bebidas alcoólicas do mundo nomeou sua primeira CEO mulher.
A Diageo, que produz a cerveja Guinness e o uísque Johnnie Walker, disse nesta terça-feira (28) que a diretora de operações Debra Crew sucederá Ivan Menezes, que se aposentará da empresa após 10 anos no comando.
Crew assumirá em 1º de julho, disse a empresa em um comunicado. Sua nomeação significa que as mulheres representarão mais de 50% do comitê executivo da Diageo, acrescentou.
A Diageo é o sétimo maior membro do índice FTSE 100 e agora se tornará a maior empresa listada no Reino Unido liderada por uma mulher. Existem apenas nove outras empresas FTSE 100 lideradas por mulheres, incluindo a farmacêutica GlaxoSmithKline e o banco NatWest.
A Diageo é a quarta maior empresa de bebidas alcoólicas do mundo em valor de mercado, depois da AB InBev e das chinesas Wuliangye Yibin e Kweichow Moutai. É o quinto maior se o grupo francês de artigos de luxo LVMH, que vende champanhe Moët e conhaque Hennessy, for incluído.
Menezes está deixando o cargo após um mandato de muito sucesso na Diageo, durante o qual o preço das ações da empresa quase dobrou. Vende mais uísque escocês, tequila, vodca e gim por valor líquido de vendas do que qualquer outro negócio no mundo.
“Ivan transformou a pegada global, o portfólio de marcas e o foco estratégico da Diageo, posicionando nosso negócio como um líder claro em bebidas premium”, disse o presidente Javier Ferrán no comunicado.
“O Conselho planejou diligentemente o sucessor de Ivan e estamos muito satisfeitos por ter nomeado uma líder do calibre de Debra para o cargo”, acrescentou. “Não tenho dúvidas de que a Diageo está nas mãos certas para a próxima fase de seu crescimento.”
Crew ingressou na Diageo em 2020 vindo da Pepsi Co. Ela é ex-CEO da empresa de tabaco Reynolds American e trabalhou na Kraft Foods, Nestlé e Mars.
Compartilhe: