Últimas Notícias

Tornado e tempestades matam mais de 20 no Mississippi; cidade “desapareceu“, diz morador

Pelo menos 23 pessoas morreram após fortes tempestades e pelo menos um tornado atingir o Mississippi na noite dessa sexta-feira (24), informa a Agência de Gerenciamento de Emergências do Mississippi.

Os temporais arracaram telhados de casas, quase destruíram alguns bairros e deixaram milhares sem energia, disseram autoridades na manhã deste sábado (25).

Os esforços de busca e resgate das vítimas da tempestade começaram depois que um tornado atingiu as cidades de Silver City e Rolling Fork. Esta última foi descrita por um residente como destruída.

“Nunca vi nada assim”, disse Brandy Showah à CNN. “Esta era uma ótima cidadezinha, e agora ela se foi.”

Pelo menos 13 mortes foram registradas a cerca de 60 milhas (97 km) a noroeste de Jackson, no condado de Sharkey, lar de Rolling Fork, de acordo com a legista do condado, Angelia Easton.

Três outras pessoas morreram e pelo menos duas pessoas estão em estado crítico no condado de Humphreys, disse o diretor de gerenciamento de emergências Royce Steed à CNN no início da manhã deste sábado (25).

 

 

No condado de Carroll, três pessoas morreram em uma mesma casa, disse o legista Mark Stiles à CNN, acrescentando que aparentemente elas foram mortas em um tornado. Além disso, duas pessoas foram mortas no condado de Monroe, no nordeste do Mississippi, disse o legista Alan Gurley.

Na devastada Rolling Fork, o tornado danificou casas e edifícios, destruiu árvores e derrubou linhas de energia na área, disse Showah à CNN. O tornado estava se movendo a 50 mph (cerca de 80km por hora) quando foi localizado sobre a cidade logo após as 20h, disse o Serviço Meteorológico Nacional.

A casa da avó de Showah sofreu danos no telhado e seus aparelhos de ar condicionado foram arrancados, disse Showah, mas sua avó está segura. A maioria das árvores do quintal de sua avó foi derrubada, incluindo uma que seu avô plantou há 50 anos.

“Minha amiga estava presa em sua residência algumas casas abaixo, mas nós a tiramos”, disse Showah, acrescentando que ainda há pessoas que moram perto de sua avó presas em suas casas. Ela disse que toda a energia na área de sua avó foi cortada.

Danos de um tornado que atingiu Silver City na noite desta sexta-feira (24) / MHP Greenwood

As fortes tempestades abriram um caminho ruinoso em toda a região, prendendo pessoas em suas casas e desligando o fornecimento de energia nos estados de Alabama, Tennessee e Mississippi.

Árvores caídas e detritos de tempestades sujam e bloqueiam estradas.

O mesmo tornado “grande e destrutivo” também foi confirmado perto da comunidade de Coila, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, que emitiu uma emergência de tornado – o tipo mais perigoso de alerta de tornado – em Rolling Fork, Silver City e nas proximidades de Anguilla.

Houve pelo menos 11 relatos de tornados no Mississippi e no Alabama nas últimas 24 horas, de acordo com o Centro de Previsão de Tempestades. Esses relatórios incluem a tempestade que afetou Rolling Fork, Silver City e Winona no Mississippi.

Ainda não está claro se a destruição é resultado de um tornado de longa duração ou de múltiplos tornados.

Energia cortada parcialmente em três estados

Em resposta à desolação no Mississippi, o estado ativou seus esforços de apoio médico, incluindo ambulâncias adicionais e outros recursos de emergência para os afetados pelas tempestades mortais, tuitou o governador Tate Reeves nessa sexta-feira (24)

Tornados ou tempestades severas que ocorrem à noite têm o maior potencial de serem perigosos porque é menos provável que as pessoas sejam notificadas a tempo se estiverem dormindo.

A ameaça de tempestades persistiu durante a noite em certas áreas no norte do Alabama e no meio do Tennessee, que enfrentaram alertas de tornado e avisos no início deste sábado (25).

Autoridades recomendaram que as pessoas pegassem rotas alternativas / MHP Greenwood

As tempestades cortaram a energia de mais de 100.000 residências e empresas em Alabama, Mississippi e Tennessee a partir das 5h45 (6h45, no horário de Brasília), com mais de 70.000 interrupções relatadas apenas no Tennessee, de acordo com o site de rastreamento PowerOutage.us.

Os socorristas resgataram sete pessoas que estavam presas em uma casa coletiva quando árvores e linhas de energia desabaram sobre as casas, disse o escritório do xerife. A agência também resgatou um trailer capotado, e um outro com pessoas presas dentro.