Todos os anos, milhões de pessoas de mais de 190 países e territórios se coordenam para desligar as luzes por apenas uma hora. O evento faz parte de uma tradição anual de conscientização sobre as mudanças climáticas.
Aqui está o que você precisa saber antes da 16ª celebração anual da Hora do Planeta.
O que é a Hora do Planeta?
A Hora do Planeta foi lançada em 2007 pelo “World Wildlife Fund” e seus parceiros em Sydney, Austrália, de acordo com um comunicado de imprensa da organização. A organização sem fins lucrativos descreve a Hora do Planeta como o “maior movimento popular global pelo meio ambiente”.
“A Hora do Planeta visa aumentar a conscientização e estimular conversas globais sobre a proteção da natureza, enfrentar a crise climática e trabalhar juntos para moldar um futuro melhor para todos nós”, diz o WWF no site da Hora do Planeta.
Que horas é a Hora do Planeta?
Para participar, basta apagar as luzes da sua casa, das 20h30 às 21h30, no seu fuso horário local, neste sábado (25).
Marcos icônicos como o Empire State Building em Nova York, o Space Needle em Seattle e a Willis Tower em Chicago reconhecerão a Hora do Planeta escurecendo.
Como desligar as luzes ajuda o meio ambiente
Segundo o WWF, desligar as luzes é uma forma “simbólica” de aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas.
“A hora da escuridão nos tira da correria de nossas rotinas diárias e nos permite refletir sobre o único lar que todos compartilhamos”, disse a organização em seu comunicado à imprensa. “Diante da aceleração da perda de biodiversidade e das mudanças climáticas, nunca houve um momento mais crucial para nos unirmos e agirmos para o nosso futuro coletivo.”
O site da Hora do Planeta aponta que o planeta está a caminho de atingir mais de 1,5 grau Celsius de aquecimento, “ao fazê-lo, arrisca uma degradação ambiental irreversível e uma mudança climática descontrolada que afetará todas as nossas sociedades e economias”.
A organização incentiva os participantes a usarem suas horas de folga “fazendo algo positivo para o nosso planeta”.
Isso pode significar ler um artigo ou ouvir um podcast sobre biodiversidade ou mudanças climáticas, passar um tempo ao ar livre para se reconectar com a natureza, catar lixo no bairro ou compartilhar informações sobre mudanças climáticas com amigos, familiares ou políticos locais.
Compartilhe: