Kate Middleton quebrou protocolo real ao não fazer reverência em evento oficial?

As condições meteorológicas desfavoráveis não impediram o rei Charles III e os principais integrantes da família real de irem à Abadia de Westminster no início da semana  passada para um serviço memorial do Dia da Commonwealth e celebrar os 56 países que compõem a organização global.

Em seu discurso, o rei falou sobre o tema da celebração deste ano, “Forjando um futuro comum sustentável e pacífico”, enquanto o evento refletia a diversidade na comunidade da Commonwealth.

Brianna Fruean, uma jovem ativista ambiental de Samoa e vencedora anterior do Commonwealth Youth Award, leu uma reflexão, enquanto representantes muçulmanos, sikhs e judeus também fizeram leituras.

Houve várias apresentações musicais, incluindo o Ruanda National Ballet, o Cyprus Women’s Amalgamation Choir e a saxofonista britânica YolanDa Brown.

Mas um episódio no início das comemorações gerou conversas entre os observadores reais. Enquanto os Windsor conversavam entre si, vários seguidores reais notaram que Kate Middleton, princesa de Gales, não fez reverência ao sogro.

É bem conhecido que o protocolo real instrui os membros a se curvarem ou fazerem reverências ao soberano e seu cônjuge em reconhecimento a seus papéis como os  mais antigos da família.

A cunhada de Kate, Meghan Markle, duquesa de Sussex, referiu-se a essa convenção na série documental da Netflix que ela fez com o príncipe Harry, que estreou em novembro.

Meghan admitiu sua surpresa ao descobrir que a formalidade também é praticada dentro dos muros do palácio, assim como na frente do público.

No Episódio 2, Meghan recorda ter começado a “perceber muito rapidamente que a formalidade do exterior se refletia no interior”, acrescentando que ficou surpresa com isso.

Relembrando seu primeiro encontro com a rainha, Meghan disse: “Eu não sabia que iria encontrá-la até momentos antes. Estávamos no carro indo para o Royal Lodge para almoçar e (Harry disse) tipo, ‘oh, minha avó está aqui, ela vai lá depois da igreja’, e eu lembro que estávamos no carro, dirigindo e ele disse, ‘Você sabe como se curvar, certo?’ Eu pensei que era uma piada.”

Harry acrescentou: “Como você explica isso para as pessoas? Como você explica que se curva à sua avó? E que você tem que fazer reverência. Especialmente para um americano, é estranho.”

Um equívoco generalizado é que a realeza deve fazer reverência aos membros mais velhos da família. A família é baseada em seu status. Mas em realidade, não é assim. Exceto na frente do monarca, os membros da realeza costumam se cumprimentar usando as mesmas diretrizes oferecidas ao público em geral, segundo as quais “não há códigos de comportamento obrigatórios”, mas “muitos querem observar maneiras tradicionais.

Basicamente, isso significa que cabe a todos decidir se querem se curvar ou fazer uma reverência.

Mas voltando a Kate. A princesa tem sido elogiada ao longo dos anos por sua elegância conforme se adaptou à etiqueta real, deixando muitos confusos e se perguntando por que pareceu violar o protocolo no evento da Commonwealth.

Pode haver alguns motivos. Um delas é que ela ainda está se ajustando ao novo papel do sogro.

Outra razão, talvez mais provável, pode ser que os membros da família real só precisam cumprimentar formalmente o monarca em sua primeira reunião do dia.

Enquanto o rei e a rainha consorte chegaram em um carro separado do príncipe William e de Kate, eles podem ter se reunido antes do serviço e, como tal, não se esperava que a princesa de Gales fizesse uma reverência novamente.

De qualquer maneira, o rei parecia imperturbável e manteve-se concentrado no evento, o primeiro de seu novo reinado.


: