Assembleia realiza sessão solene alusiva ao ‘Dia do Círculo de Oração’

Deputada Mical Damasceno, autora da homenagem, falou da importância do movimento religioso para a igreja

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na tarde desta sexta-feira (17), no plenário Nagib Haickel, sessão solene em celebração ao ‘Dia do Círculo de Oração’, proposta pela deputada Mical Damasceno (PSD), por meio do requerimento 62/2023. O Dia Estadual do Círculo de Oração é comemorado dia 6 de março.

A cerimônia foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), e contou com a participação dos deputados Mical Damasceno (PSD), Fabiana Vilar (PL), Antônio Pereira (PSB), Wellington do Curso (PSD), Roberto Costa (MDB), Fernando Braide (PSD), Daniella (PSB), além de representações de comunidades evangélicas da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão (Ceadema).

O evento foi marcado por vários momentos, como exibição de vídeo, falas de membros das diversas denominações religiosas presentes, cânticos de louvor, declamação de poesias, entre outras atividades.

A deputada Mical Damasceno, autora da homenagem, disse que é uma missionária parlamentar e uma das mulheres que integram o Círculo de Oração da Igreja Assembleia de Deus. “É motivo de muita alegria estarmos todas aqui. Festejamos uma das estruturas mais importante da nossa igreja, que é o Círculo de Oração. Esse é um trabalho sustentado por mulheres simples, anônimas, que chamo de heroínas da fé, que dobram os joelhos orando por todos. Agradeço por nos proporcionarem esta bela festa de louvor a Deus”, afirmou.

A presidente da Assembleia, Iracema vale, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da oração para conectar as pessoas e trazer força para enfrentar os desafios diários. “Isso nos engrandece e ajuda a entender e a trabalhar as nossas próprias vulnerabilidades. A oração nos ensina o principal, que é a importância da fé. A participação e a igualdade são diretrizes que pretendo valorizar na nossa gestão”, ressaltou.

A deputada Fabiana Vilar parabenizou Mical Damasceno pela iniciativa. “Hoje trouxemos para esta Casa a igreja Senhor. Foi um momento aprovado por todos os demais pares. Agradeço a deputada Iracema, que é uma presidente sensível. Isto é uma demonstração de como Deus é presente em nossas vidas”, disse.

Mical Damasceno disse que a sessão solene celebrava uma das estruturas mais importante igreja, que é o Círculo de Oração

Na ocasião, foram homenageadas 27 mulheres das diversas denominações da Assembleia de Deus de São Luís e de outros municípios.

História

O Círculo de Oração tem sido um marco na história das Assembleias de Deus no Brasil. O trabalho nasceu em Recife (PE), no dia 6 de março de 1942, pela pernambucana Albertina Bezerra Barreto, falecida aos 94 anos, em 14 de agosto de 2008. Hoje, abrange todo o Brasil em várias denominações e expandiu-se para outros países.

A história dessa obra veio através da menina Zuleide, filha da irmã Albertina, que, à época, foi cometida por uma enfermidade que a impedia de andar e falar. Os médicos especialistas lhe deram apenas oito dias de vida. Albertina, então, convidou algumas mulheres para ajudá-la em oração, pedindo a Deus pela saúde de sua filha, o que aconteceu dia 6 de março de 1942, no bairro Casa Amarela.

O Círculo de Oração é composto de senhoras evangélicas que, uma vez por semana, deixam seus afazeres para irem ao templo com o objetivo de se reunirem em orações e súplicas em favor também das autoridades constituídas.

No Maranhão, O Círculo de Oração começou em São Luís, no Templo Central, no dia 14 de agosto de 1970, tendo como primeira dirigente a Irmã Lauriana Rosa Sá Ribeiro.

Membros de diversas representações de comunidades evangélicas da Convenção Estadual das Assembleias de Deus participaram do evento

Mesa

Participaram da mesa de honra do evento, dentre outras autoridades, a vereadora de São Luís, Karla Sarney; o pastor e defensor público, José Augusto Gabina; a subprocuradora de Justiça, Regina Leite, representando o procurador-geral de Justiça, Jorge Nicolau; a missionária Ana Lúcia Rocha, da Igreja Assembleia de Deus de São Luís (IADELS); a missionária Maria de Jesus Coelho, da Igreja Assembleia de Deus de São José de Ribamar.