Diana Mattos recebe menção honrosa no Festival do Rio por ‘Betânia’

Entre as melhores da profissão. Indicada como Melhor Atriz no maior festival de cinema do Brasil @festivaldorio. Do Maranhão para o mundo.

A atriz maranhense recebeu Menção Honrosa por sua atuação no filme “Betânia”, além de ser indicada ao Prêmio Potências! 2024

Na noite de premiação do 26º Festival do Rio, ocorrida no último domingo (13), a atriz maranhense Diana Mattos foi agraciada com uma Menção Honrosa por sua atuação no longa “Betânia”. Ela vive a personagem – título do filme escrito e dirigido por Marcelo Botta, que fez sua estreia carioca dentro da mostra Première Brasil.

Atriz, cantora, arte educadora e pedagoga, Diana também foi indicada este mês ao Prêmio Potências! 2024, reconhecimento dedicado a pessoas negras em diversos segmentos. Ela concorre na categoria Atriz do Ano por seu trabalho no filme rodado nos Lençóis Maranhenses. Os vencedores serão anunciados no dia 5 de novembro de 2024 no Teatro Santander em São Paulo.

“É impossível falar de Betânia sem referir o extraordinário trabalho de Diana Mattos, que protagoniza o filme como a personagem titular. Ela é simultaneamente o epicentro narrativo da história e a âncora emocional a partir da qual todas as outras personagens e detalhes do enredo são desenvolvidos de alguma forma, e o seu desempenho reflecte o facto de este ser inteiramente o seu filme.

Maria Diana Matos Pereira é natural de São Luís. Formada pela Companhia Oficina de Teatro (COTEATRO), atua desde a década de 1990 no cenário artístico e cultural maranhense. Também é formada em pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior (IESP).

Diana Mattos, com muita emoção a receber menção do nome dela no @festivaldorio , concorre ainda na categoria de melhor atriz do Prêmio Potências que está marcado para o dia 5 de novembro em São Paulo. O @premiopotencias será transmitido, no dia 9 de novembro, no canal da Salon Line, na Pluto TV e no PodPah, podcast apresentado por Igão e Mítico.

Produzido pela @salvatorefilmes, @betaniafilme está na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A @mostrasp acontece entre os dias 17 e 30 de outubro. Após este período, Betânia , que ja passou por Berlim, pela França, Guadalajara e premiado na Malásia, agora segue carreira internacional em festivais de cinema na Inglaterra ( @leedsfilmfest ), Suécia, Noruega, Taiwan, Macau, Espanha ( @festicinehuelva ), Índia, Alemanha e Tchéquia, até sua estreia nas salas de cinemas do Brasil.

Mostrando toda cultura e esperança do povo maranhense, @betaniafilme foi recebida com toda celebridade que merece em festival nacional e em breve esta sendo destacado pelo circuito comercial de cinema.