Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperaram dois veículos com sinais de adulteração, durante fiscalizações realizadas em São Luís (MA). Um deles possuía registro de furto em Recife (PE).
A primeira ocorrência aconteceu por volta das 11h15min dessa quinta-feira (12), durante fiscalização de trânsito no km 14 da BR-135, em São Luís (MA). No momento da abordagem a um carro, foi solicitado ao condutor o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para as devidas consultas nos Sistemas da PRF, quando foi identificado que o CRLV apontava para um veículo completamente diferente.
Após a verificação do CRLV, a equipe procedeu com a identificação veicular, constatando que, além do documento ser falso, o carro estava com os elementos identificadores adulterados. Ao ser aprofundada a fiscalização, mediante consultas nos Sistemas Informatizados da PRF, os policiais constataram que as numerações originais do motor e do chassi pertenciam a outro veículo que, inclusive, possuía registro de furto, ocorrido em fevereiro deste ano em Recife (PE).
Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de São Luís (MA), pelos crimes, a princípio, de adulteração de sinal identificador de veículo automotor e uso de documento falso.
Já no começo da noite, no mesmo local, foi apreendido um outro veículo com registro de furto mediante fraude. No momento da abordagem, durante o procedimento de identificação veicular e consultas nos Sistemas da PRF, os policiais constataram que existia um Boletim de Ocorrência em desfavor do motorista, registrado por uma empresa de locação de veículos. O registro da ocorrência, feito em março deste ano em Vitória (ES), apontava que o carro teria sido alugado pelo condutor, um senhor de 66 anos, na capital maranhense e não teria sido devolvido após fim do contrato de aluguel.
Além disso, de acordo com a locadora, a central de rastreamento havia deixado de receber sinal da localização do veículo e imediatamente a equipe de segurança teria realizado tentativas de contato com o suposto cliente, não obtendo êxito em recuperar o veículo.
Diante das circunstâncias, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de São Luís, a princípio, pelo crime de furto mediante fraude.