Uma década revolucionando a medicina diagnóstica com inovação e crescimento exponencial

Ao completar uma década de atuação no campo da medicina diagnóstica, o Laboratório Lacmar comemorou seus 10 anos com uma série de conquistas em inovação, tecnologia, ampliação de serviços, além de uma inédita divisão de medicina diagnóstica genética que é o Lacmar Genômica. E mais, grandes contribuições em pesquisas científicas reconhecidas nacional e internacionalmente. Tudo isso foi lembrado no evento alusivo aos dez anos da empresa, que reuniu colaboradores e parceiros em uma solenidade nesse mês de agosto.

Sob a liderança visionária do Diretor Presidente Vinícius Braid, o Lacmar ampliou sua atuação no setor, atendendo além da rede pública do qual é um dos maiores parceiros; também a privada, com unidades próprias distribuídas pela cidade, além de uma unidade em Imperatriz.

Fundado pelo empresário Paulo Braid, o Lacmar sempre teve como foco a busca pela excelência e inovação. Há cinco anos sob a gestão de Vinícius, o laboratório apresentou um crescimento exponencial, e o que é mais importante, de forma qualitativa, conquistando excelência e alta credibilidade em seus processos e serviços. E gerando atualmente cerca de 350 empregos diretos.

A conquista da acreditação pela norma PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) foi um marco no processo de qualificação e padronização dos serviços oferecidos, e reflete o compromisso do laboratório com a qualidade e a confiabilidade dos exames realizados.

“Priorizei com minha equipe o foco na excelência máxima e decidimos buscar a acreditação pela norma PALC, que é voltada para o setor de análises clínicas. Foi um processo muito intenso, que durou quatro anos com o objetivo de não apenas obter o selo PALC que temos hoje, mas como consequência entregar um serviço diferenciado, mais humanizado e de alta credibilidade. Essa acreditação não foi apenas uma conquista, mas um ponto de partida para continuarmos evoluindo. Eu acredito que, quanto mais se busca a excelência, mais pontos de melhoria você encontra. Agora por exemplo, já estamos usando a Inteligência Artificial (IA) para a resolução de ocorrências internas, na área de qualidade. É assim a nossa gestão, sempre se reinventando e inovando, em busca de melhorias contínuas” explicou o Diretor Executivo do Lacmar Vinícius Braid.

Tecnologia, pessoas qualificadas e equipamentos de ponta

Investimentos significativos também foram feitos em equipamentos de ponta, tecnologia e capacitação de pessoal, uma tríade que foi a base da inovação e do sucesso do Lacmar nos últimos anos. Vinícius Braid acredita que a excelência em serviços laboratoriais passa, obrigatoriamente, pela qualificação das equipes. Programas de treinamento e desenvolvimento são pilares que sustentam o crescimento sustentável e a inovação constante em sua gestão, que também investiu naquele que é considerado um dos parques tecnológicos laboratoriais mais modernos da América Latina:

“Entendemos que, um bom instrumento nas mãos dos profissionais certos, faz toda a diferença. Por isso fomos buscar o que havia de mais moderno em solução de análises clínicas. Trouxemos um parque tecnológico da Roche, com equipamentos importados, produzidos parte na Suíça e parte na Alemanha. E fomos o primeiro laboratório a implementar um sistema chamado P512, que é um sorteador de tubos; o qual aumenta a confiabilidade de processamento. Essa máquina também agiliza bastante as entregas, fazendo o trabalho otimizado de até seis pessoas. Logo em seguida, inserimos outras soluções, como a lâmina de um hemograma, a qual é corada manualmente e que no Lacmar, graças a essa tecnologia, passou a ser feita de forma automatizada” explicou Braid.

Outra inovação do Lacmar foi a aquisição do equipamento destinado à identificação de micro-organismos (bactérias, micobactérias, fungos filamentosos e leveduriformes) pela metodologia MALDI-TOF, baseado no princípio da espectrometria de massa, em apenas 30 segundos. Ele permite o ganho de cerca de 12h a 48h na liberação dos resultados na microbiologia, o que é de fundamental importância para o tratamento de pacientes críticos, por exemplo. A empresa também investiu em sistemas. O Lacmar foi a primeira empresa local a implantar todos os módulos de um sistema chamado Shift, que é o que tem de ponta em soluções laboratoriais na América Latina. Ele vai desde o primeiro atendimento, quando o paciente passa pelo cadastro, até a liberação e revisão desse resultado. Com isso, otimiza-se tempo do profissional dentro do laboratório. Hoje, 70% dos exames do Lacmar são autoliberados, os outros 30% são aqueles que se apresentam fora do padrão, e já são enviados diretamente para reavaliação de nossos analistas e time multiprofissional.

Expansão e 4 novas unidades em 2024

Vale lembrar que, atualmente o Lacmar é o maior laboratório privado que atende o SUS no Maranhão, com atendimentos em São Luís e Imperatriz. E oferece atendimentos em rede privada, através de convênios com a maioria dos planos de saúde.

As unidades próprias do Lacmar na capital maranhense estão à disposição dos pacientes em bairros como o Renascença II, Cohatrac e no Olho D´Água (dentro do Natus Lumine Hospital e Maternidade); além de parcerias com clínicas em bairros como João Paulo, Anjo da Guarda e Renascença I (Tropical Shopping – Clínica Bem Família).

E até o final desse ano de 2024, mais quatro unidades serão inauguradas na Ponta D´Areia, Renascença, Cohatrac e Maiobão. A expansão do Lacmar visa facilitar o acesso e a conveniência para pacientes da rede privada em diferentes regiões:

“Já somos grandes no setor público e nosso foco agora é promover essa expansão também no setor privado, com a abertura dessas novas unidades. Tudo isso para poder entregar a um maior número de médicos e de pacientes o que há de melhor em medicina diagnóstica” explica Braid.

Primeiro laboratório maranhense a oferecer medicina genética

A mais nova divisão da empresa, o Lacmar Genômica, surgiu em novembro de 2023 e é particularmente notável. Focada em testes genéticos e diagnósticos de precisão, esta divisão representa a fronteira da medicina moderna. “Com o Lacmar Genômica, estamos não apenas acompanhando a evolução da medicina diagnóstica, mas nos antecipamos às necessidades futuras de saúde. Essa divisão foi uma feliz parceria que surgiu, juntamente com o Dr. Felipe Albuquerque e a Dra. Elda Noronha. Decidimos sair na frente de todos e implantar essa divisão especializada em genética humana”, revela Vinícius Braid.

E graças ao Lacmar Genômica, já está sendo desenvolvido um projeto pioneiro de triagem neonatal no Natus Lumine Hospital e Maternidade, que visa o diagnóstico altamente precoce e mais amplo de centenas doenças.

“Às vezes o paciente chega a passar por até dez médicos até chegar ao diagnóstico preciso. Quando se faz um teste de triagem neonatal, que consegue detectar mais de 340 doenças, como no caso do Teste da Bochechinha e se tem o acompanhamento de um profissional especialista em genética – que é o nosso grande diferencial. Assim, se consegue prever um futuro problema que a criança possa ter e já orientar para um tratamento adequado, de forma antecipada e preventiva. A prevenção aliás, é uma das principais tendências no que se chama de Saúde 5.0. Poder oferecer o diagnóstico precoce de doenças. E a genética está muito aliada a isso. Aqui no Lacmar já fazemos também Biologia Molecular, uma das modalidades de diagnóstico atrelado à genética. E temos um time de especialistas, apto a tratar caso a caso, de maneira personalizada” completou ele.

Esses exames são relativamente novos, e fundamentais para a prevenção precoce de doenças graves, o que pode ser significativo para a futura qualidade de vida do paciente que consegue ter esse diagnóstico precoce.

Ao celebrar esses 10 anos, o Laboratório Lacmar se prepara para o futuro, com planos de continuar expandindo sua atuação, inovando em prol da saúde dos maranhenses e contribuindo para a medicina diagnóstica com o mesmo rigor que o caracteriza desde o início. Vinícius Braid e sua equipe estão confiantes: A próxima década será ainda melhor e mais impactante, em prol da saúde dos maranhenses.