Somente no mês de fevereiro o preço da carne vermelha caiu 1,22%, tornando-se a maior queda no prazo de 15 meses. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a picanha teve redução de 2,63%, enquanto o preço do filé mignon caiu 1,77%. Analistas de mercado e economistas sugerem algumas possíveis explicações para essa queda de preço.
Um dos motivos principais pode ser a suspensão das exportações para a China, por conta de um caso de doença da vaca louca que aconteceu no Pará. As importações do Brasil já estavam suspensas desde fevereiro, após confirmações de um caso de encefalopatia espongiforme bovina, o caso foi considerado como “isolado e atípico”, visto que casos do tipo são extremamente raros em todo território nacional.
Outro motivo pode ser a época de quaresma, que naturalmente reduz o consumo da carne vermelha no país e resulta em uma queda de preço levada pelo baixo potencial de compra.
HOJE
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que o governo chinês decidiu nesta quinta-feira (23) suspender o embargo à carne bovina brasileira. A decisão, segundo a pasta, foi tomada após reunião entre o ministro Carlos Fávaro e o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa, Yu Jianhua, em Pequim.
“Desde a descoberta do caso, o Ministério da Agricultura e Pecuária vem trabalhando com transparência e tomando todas as providências necessárias conforme protocolo de importação internacional”, informou a pasta, por meio de comunicado.
“Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, avaliou o ministro Carlos Fávaro, ao final do encontro, em Pequim.