O I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, realizado esta semana pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), foi um grande sucesso. No entanto, para mim, muito mais do que as discussões que aconteceram, o momento valeu pela oportunidade de reiterar minha disposição em trabalhar em alinhamento com os gestores municipais. Por isso, fiz questão de assinar diversas parcerias institucionais que, certamente, significarão um novo momento para o estado.
A expansão do programa Mais Renda, dos Restaurantes Populares e dos Colégios Militares, que chegarão a todas as cidades, foram algumas dessas importantes iniciativas. Assim como a implantação do videomonitoramento nos espaços públicos em todo o estado. A ideia é ampliar a rede de videomonitoramento para os 217 municípios maranhenses, utilizando o conceito de cidades inteligentes e possibilitando, assim, uma maior proteção para a população do estado. O Cidade Empreendedora, idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), também ganhará maior amplitude. Hoje, desenvolvido em 53 municípios, com o auxílio da Famem, chegará a mais 70 cidades, que receberão orientações de técnicos do Sebrae para alavancar o empreendedorismo.
Estamos em uma caminhada intensa para cumprir a meta que estabelecemos de entregar 300 obras, serviços e ações nos primeiros 100 dias de governo. Muitas já estavam iniciadas. Mas outras iniciamos dentro desse período e vamos conseguir inaugurar; graças ao esforço de uma equipe muito dedicada e de um planejamento bem elaborado. E tenho certeza de que atingiremos nosso objetivo antes da data prevista. Só que, para além disso, a cada dia avançamos mais e mais na tarefa de chegar, com atenção e qualidade, a todos os maranhenses. Em todas as áreas.
E nessa maratona de anúncios que fizemos durante o Congresso, não posso deixar de destacar o acordo que assinamos com a Famem para darmos todo o apoio na ampliação do atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo aos municípios parceria na execução das obras, compra de equipamentos e qualificação dos profissionais envolvidos; para que aqueles que precisam tenham o melhor atendimento possível. O espectro autista é um conjunto de condições que afetam o comportamento, a comunicação e as habilidades sociais de uma pessoa. Apesar de serem diferentes, os indivíduos com espectro autista têm obstáculos em comum, como dificuldade em interagir com outras pessoas e se comunicar de forma eficaz. E o que poucas pessoas sabem é que sua ocorrência não é tão rara. Estimativas apontam que, no Brasil, há cerca de 2 milhões de autistas. E esta situação merece nossa atenção.
Também vamos expandir a atuação das Estações Tech, que funcionam com infraestrutura de laboratórios makers, para permitir a inclusão digital da população carente da cidade. Nos locais, são realizadas atividades de formação e aproximação digital com as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Realizamos muitas assinaturas que também garantem: mais celeridade na ampliação das ações de regularização fundiária em todo o estado; que os conselhos tutelares dos municípios sejam equipados a partir da doação de equipamentos eletrônicos, a exemplo de computadores, além de veículos; a abertura de unidades do VIVA|PROCON em todos os municípios maranhenses; a possibilidade de obras de impacto ambiental local sejam licenciadas e fiscalizadas pelas próprias prefeituras, o que agilizará o processo.
Assim vamos seguir, mantendo um contato próximo e aberto com as cidades, onde a vida acontece. Nossa missão é fazer o melhor, trabalhando para todos.