Últimas Notícias

Chuvas fortes atingem capital paulista, ABC e região metropolitana

A Defesa Civil de São Paulo emitiu, no início da tarde desta quinta-feira (10), alerta severo de chuvas para a capital paulista e a região metropolitana de São Paulo. Cidades do ABC também registraram grandes volumes de precipitação.

O temporal que atingiu a cidade de São Paulo trouxe raios, granizo e vento forte, de até 60 km/h, em várias regiões da capital. Cento e quatro mil imóveis ficaram sem energia elétrica, sendo mais de 50 mil só na capital São Paulo, segundo a Enel.

As chuvas também causaram quedas de árvores e alagamentos em vários pontos da região metropolitana, além de falhas no funcionamento das linhas de trem da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM). Uma cratera se abriu após o asfalto ceder na Marginal Tietê, uma das principais vias da capital.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) também emitiu vários alertas de chuvas intensas na manhã desta quinta-feira. Por volta das 14h, a cidade de São Paulo retornou ao estado de atenção para alagamentos.

De acordo com o tenente Maxwel Souza, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, o forte temporal de hoje à tarde foi provocado por calor e umidade trazido por um sistema meteorológico de baixa pressão na região litorânea. Ele também falou sobre o alto volume da precipitação. 

“Nessa parte da tarde, desde o meio-dia, na própria capital, tivemos quase 40 mm de chuva. É um valor um volume muito alto. Chuva de pelo menos uma semana caindo em uma única tarde”, disse.

O temporal mudou a rotina de parte da população também na região metropolitana. A pedagoga Edite Neves, moradora de Guarulhos, decidiu permanecer em casa, em segurança, para evitar maiores transtornos. “Agora foi dando uma amenizada, mas foi uma chuva muito forte, bem assustadora”, afirmou.

Em caso de chuvas fortes, a orientação da Defesa Civil  é permanecer em local seguro ou, se estiver na rua, procurar evitar vias com alagamentos e se abrigar em lugares que não ofereçam risco.

Embora as chuvas tenham perdido força nas últimas horas, de acordo com o CGE, o clima seguirá instável, com pancadas isoladas em diversos pontos.