Quase todo o país deve ter chuva nesta semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os acumulados devem variar entre 30 e 50 milímetros, com alguns locais registrando chuvas acima dessa quantidade.
A meteorologista Deyse Moraes informa que há risco de alagamentos e temporais nas regiões onde a chuva for mais intensa.
Segundo a especialista, a exceção é o norte de Roraima, com pouca chuva e temperaturas em torno de 38 graus. A mesma situação deve ocorrer no interior da Bahia, no norte de Minas Gerais e Espírito Santo, além do Rio Grande do Sul.
No extremo sul gaúcho, o município de Santa Vitória do Palmar registrou uma chuva excepcional de mais de 400 milímetros, concentrada em poucas horas na última segunda-feira, segundo a empresa de meteorologia Metsul. Esse volume corresponde a um terço da média anual da cidade.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que a água já escoou naturalmente. Segundo o município, 30 pessoas ficaram desalojadas e foram para casa de parentes. No total, 1,5 mil pessoas foram afetadas.