Chuvas: Salvador e cidades vizinhas seguem em estado de emergência

Salvador e outros três municípios da região metropolitana da Bahia seguem em situação de emergência por causa das chuvas.

Um jovem de 23 anos morreu soterrado pelos deslizamentos dessa quarta-feira (27), em Saramandaia, bairro de Salvador que vem sofrendo com as fortes chuvas desde o último sábado (23). Três pessoas foram resgatadas pelos Bombeiros. Uma delas foi um menino de 6 anos, com fratura e hemorragia, levado de helicóptero até o hospital. Há relatos sobre outro jovem, que segue desaparecido.

A Prefeitura preparou duas escolas próximas para servir de abrigo para as famílias que perderam as casas, e que receberão um Aluguel Social. A Secretaria de Promoção Social colocou equipes de plantão em mais outras nove escolas, para prestar atendimento emergencial, como alimentação e higiene.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma menina também está desaparecida após cair dentro de um bueiro em Dias D’Ávila, região metropolitana. Imagens de uma câmera de segurança registraram quando a criança foi atravessar uma avenida, ao voltar da escola, e desapareceu dentro do bueiro que estava coberto de água.

Este mês de novembro já registra volumes de chuva muito acima da média histórica de Salvador, que é de 108mm. Algumas áreas, como em San Martin, ultrapassam os 460mm. De acordo com a Defesa Civil, este mês é o mais chuvoso desde 1963. Desde terça, mais de 200 solicitações de emergência foram atendidas.

Ao ouvir as sirenes de alerta, a orientação é se afastar imediatamente e entrar em contato pelo 199. A Defesa Civil também tem um serviço de alerta via SMS, para acompanhar as condições climáticas e as recomendações de segurança em tempo real.

A boa notícia é que, finalmente, a chuva diminui um pouco nesta quinta-feira (28). O céu segue de nublado a parcialmente nublado, ainda com alguma precipitação sobre a capital baiana.