Mauro Vieira diz que problema com Carrefour está superado

Carne brasileira e Carrefour francês. Assunto considerado superado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que participou do programa Bom Dia, Ministro, da EBC, nesta quarta-feira, 27.  Ele considerou suficiente o pedido de desculpas feito pela empresa e a retomada do fornecimento de carne aqui do Brasil à rede de supermercados.

Mas o assunto foi parar no Congresso. O Senado aprovou requerimentos para ouvir o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, e o CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, que foi quem anunciou a suspensão da venda da carne brasileira alegando falta de cumprimento de normas sanitárias em comunicado aos produtores franceses, que são contra o acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, promete colocar em votação a proposta da reciprocidade econômica, que impede o Brasil de participar de acordos com países que não sigam medidas de proteção ambiental equivalentes às nossas. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, já disse que é favorável à aprovação dessa proposta. Entende que o Brasil tem regras rígidas e eficientes, o que garante a qualidade na produção de alimentos, o que permite a cobrança da reciprocidade.