Prêmio reconhece iniciativas que estimulam o uso da bicicleta

Iniciativas sociais que estimulam o uso da bicicleta no Brasil foram reconhecidas pelo Prêmio Bicicleta Brasil, organizado pelo Ministério das Cidades.

Seis projetos foram selecionados como os mais criativos e vão receber troféus e menções honrosas. Quatro deles vão levar, cada um, R$ 50 mil  de prêmio.

Entre os ganhadores do prêmio em dinheiro, foram escolhidos projetos relacionados à Segurança Viária, Sistemas de Informação e Redes, Mobilização e Incidência Política e Fomento à Cultura da Bicicleta. Também foi premiada a iniciativas sobre Projetos, Planos, Programas e Urbanização e Incentivo ao Uso da Bicicleta.

Uma das iniciativas premiadas, a Perifa na Pista, mobiliza mulheres a se deslocarem nas periferias da região metropolitana de Belém utilizando a bicicleta como principal meio de transporte. O projeto foi destaque na Região Norte. Já no Nordeste do país, o projeto reconhecido foi o Pedala Mais, criado em Fortaleza. 

Outras regiões do país também não ficaram de fora da premiação. Da região Sul destaque para o projeto Ciclomobilidade: Pedalando para o Futuro, do Paraná, que conquistou o primeiro lugar na categoria Incentivo ao Uso da Bicicleta.

A ação do Ministério das Cidades foi pensada para a valorização de boas práticas que incentivem o uso da bicicleta no país. Concorreram  ao prêmio outros 76 projetos. Segundo o Ministério, o objetivo é melhorar as condições de mobilidade nas cidades.

* sob a supervisão de Roberto Piza.