G20 Social terá eventos abertos à sociedade civil no Rio

A sociedade também vai poder participar do encontro das 20 maiores economias do mundo. Antes do encontro de cúpula dos chefes de estado, ocorre o G20 Social, um espaço de participação de atores não governamentais, movimentos sociais e populares, também no Rio de Janeiro.

Mas será preciso se inscrever até o dia 12 de novembro. Mas de forma bem simples, pelo site g20.org, preenchendo um formulário com nome completo, e-mail, CPF e alguns dados pessoais.

Assim, será possível participar das atividades no Boulevard Olímpico, na região central do Rio de Janeiro. Mas atenção, a entrada dos espaços é sujeita à lotação por uma questão de segurança. Será preciso também retirar a credencial do G20 Social no Espaço Kobra, a partir do dia 14.

A ideia é gerar propostas consistentes da sociedade civil que possam chegar aos processos decisórios da cúpula do G20.

O início do evento será já no dia 14 de novembro, com uma mesa de abertura no Museu do Amanhã, com presença de ministros de estado, da primeira-dama Janja Lula da Silva, e de representantes da sociedade civil.

Já no dia 15, acontecem plenárias sobre combate a fome e a pobreza; sustentabilidade e mudança do clima; e a reforma da governança global. 271 atividades autogestionadas, de iniciativa da sociedade civil, também ocorrem em outros cinco espaços. 

Durante as noites dos três dias do evento tem o Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com grandes nomes da música nacional. Os shows são gratuitos e acontecem na Praça Mauá.

O encerramento da Cúpula Social ocorre já no dia 16, com leitura e aclamação de um documento final ao presidente Lula e do presidente da África do Sul, Cyril Rampaphosa.