Neste sábado, 26, véspera do 2º Turno das Eleições Municipais de 2024, o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, realiza, ao meio dia, uma verificação dos sistemas responsáveis pela recepção e totalização dos votos do eleitorado.
O teste de autenticidade e integridade dos sistemas eleitorais é feito por entidades que foram legitimadas para participar desse processo de fiscalização. Entre elas estão: OAB, Ordem dos Advogados do Brasil; Polícia Federal; Ministério Público; Sociedade Brasileira de Computação; partidos políticos; e universidades.
A cerimônia ocorrerá no edifício-sede do TSE, em Brasília, e tem o objetivo de atestar que o sistema não sofreu modificação, ou seja, que é o mesmo que foi assinado pelas próprias entidades na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais, concluída em 10 de setembro deste ano.
Neste domingo, 27 de outubro, cerca de 34 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas para escolher os ocupantes dos cargos de prefeitos e de vice-prefeitos em 51 municípios, dentre eles 15 capitais.
Atenção para o horário de votação unificado: das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.