A previsão de tempestade feita pela Defesa Civil para o último fim de semana, em todo o estado de São Paulo, não aconteceu. Tudo porque um sistema de baixa pressão perdeu força. Na capital, o que se viu foi uma garoa durante 48 horas seguidas, intercalada com chuviscos mais fortes.
Em alguns locais do estado, choveu bastante, caso de Ribeirão Preto, com mais de 110 milímetros de acumulado. Lembrado que a região foi uma das mais atingidas pelas queimadas de setembro.
Mesmo com esse cenário de chuva fraca, quase 15 mil usuários ficaram sem energia durante o fim de semana. A maioria dos atingidos era da capital, com 10.350 casos. Em seguida aparece Diadema, na região metropolitana, com pouco mais de mil casos. Segundo nota da distribuidora Enel, os 14.800 usuários que ficaram sem luz representam 0,18%, o que é considerado normal.
Diante disso, quem se sentir prejudicado, pode contar com o Procon-SP que reforçou o atendimento na capital. Desta segunda até a próxima sexta, de 9h às 15h, os paulistanos poderão registrar reclamações em postos presenciais montados em quatro subprefeituras, sem necessidade de agendamento de horário.
Entre os direitos dos consumidores, o Procon aponta o ressarcimento de valores pelos danos materiais em razão da falta de energia elétrica, como alimentos ou medicamentos perdidos e aparelhos elétricos danificados. Além disso, é dever da empresa dar informações de forma clara e transparente sobre a retomada dos serviços e como o consumidor deve fazer para ser ressarcido.