Mais 211 brasileiros desembarcaram no nosso país na manhã deste sábado (12), fugindo dos ataques israelenses no Líbano. Este foi o quarto voo da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Operação Raízes do Cedro.
A aeronave KC-30 pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, após um voo com mais de nove horas de duração. A bordo estava o quarto grupo de brasileiros que tiveram que deixar o Líbano diante da escalada de ataques de Israel ao país.
No total dos quatro voos realizados, em uma semana, o governo brasileiro trouxe 885 pessoas e 11 animais de estimação dessas famílias.
Outros brasileiros que vivem no Líbano ainda podem solicitar a repatriação para o Brasil. O Ministério de Relações Exteriores informou que continua em contato com brasileiros e familiares, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, capital libanesa, para organizar um novo voo de repatriação, “a depender das condições de segurança no terreno”.
Enquanto isso, a orientação para quem continua no Líbano é seguir todas as normas de segurança das autoridades locais e, quem puder, deixar o país por conta própria.
Na noite dessa sexta-feira, mais um ataque israelense deixou dois soldados indonésios da ONU feridos após explosões no sul do Líbano. Segundo as Nações Unidas, o ataque ocorreu perto de uma torre de vigia onde estavam os agentes.
Após o episódio, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou o ocorrido. Segundo ele, os “soldados da paz devem ser protegidos por todas as partes do conflito”.