A população gaúcha nem se recuperou direito das inundações do mês de maio, e já enfrenta novos transtornos pelo excesso de chuva, desde o início da semana. Segundo o Inmet, as regiões mais afetadas são as da Campanha e Pelotas, na metade sul do estado.
A Defesa Civil informou que 52 municípios foram atingidos pelos temporais, e mais de 700 pessoas precisaram deixar suas casas por conta das enchentes. Na capital, Porto Alegre, choveu por 17 horas seguidas entre terça e quarta, com 45 milímetros, um terço da média do mês. Também na Região Sul, Santa Catarina tem chuva nesta sexta, e o tempo só melhora a partir do sábado.
Também começou a chover em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e deve permanecer assim durante o fim de semana. Os índices não serão altos, mas já ajuda no combate às áreas queimadas. Já a temperatura vai cair, neste fim de semana, na Região Sul, sudeste de São Paulo e áreas serranas do Rio de Janeiro.
Na Região Norte, o calor e a alta umidade provocam chuvas em partes do Amazonas, Roraima e no Acre, que enfrentam uma seca histórica do rio que banha a capital Rio Branco.
Já nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, a previsão é de tempo quente e seco. Só escapa Mato Grosso do Sul, que terá pancadas de chuva isoladas.
Apesar da chuva em áreas do sul e sudeste brasileiros, o restante do país está com alertas para altas temperaturas nos próximos dias. As máximas podem superar os 40 graus no Centro-Oeste, Nordeste e Norte, e com baixos índices de umidade relativa do ar. No domingo, as máximas serão próximas dos 34°C nos estados do Nordeste.