O presidente Lula participou nesta quarta-feira (25) da Sessão de Abertura da Reunião Ministerial do G20, que pela primeira vez, ocorreu na sede das Nações Unidas, em Nova York, com a participação aberta a todos os membros da ONU.
O bloco econômico, que reúne os países com as maiores economias do mundo, é presidido pelo Brasil até novembro deste ano.
Em seu discurso, Lula defendeu novamente uma ampla reforma na ONU e pediu que todos os países da comunidade internacional se mobilizem para rediscutir a Carta da Organização das Nações Unidas.
Lula criticou ainda a atuação do Conselho de Segurança e disse que o grupo é incapaz de resolver os conflitos atuais do mundo.
Pela manhã, ele se reuniu com o presidente de África do Sul, Cyril Ramaphosa. Ele teve ainda encontros bilaterais com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro e Guatemala, Bernardo Arévalo.
Pacto Financeiro Global
Lula ainda tem em sua agenda um almoço de trabalho sobre o Novo Pacto Financeiro Global, que objetiva combater a pobreza e as mudanças climáticas. A proposta, lançada inicialmente pela França, em 2022, no Egito, é focada na reforma do sistema financeiro global para responder aos desafios impostos pelo aquecimento global.
Antes de embarcar de volta para Brasília, o presidente brasileiro deve conceder uma coletiva de imprensa para fazer um balanço da viagem.