Últimas Notícias

Anatel investiga interferência no GPS do aeroporto de Guarulhos

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações estão fazendo plantão por prazo indeterminado para descobrir de onde vêm os sinais clandestinos que têm afetado o Sistema de Posicionamento Global (GPS) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. As interferências causaram cancelamentos e atrasos de voos nas últimas semanas. 

No fim da tarde da última terça-feira, os agentes da Anatel localizaram uma torre de celular no Pari, região central da capital paulista, suspeita de ser a fonte do problema. As equipes chegaram a desligar a torre em São Paulo, e a interferência desapareceu. Ao religarem para checagem, o problema não voltou.

Por causa das interferências nos sinais, segundo informações das próprias empresas aéreas, nessa terça, a Gol cancelou seis voos;  a Azul,  desistiu de dois voos e atrasou a decolagem de outros cinco. Já a Latam comunicou que algumas decolagens sofreram atrasos.

Na semana passada, o mesmo problema provocou cancelamentos de voos com origem ou destino ao aeroporto de Guarulhos. A suspeita da Anatel era que os sinais vinham da própria cidade de Guarulhos. Mas, o equipamento ilegal de transmissão não foi localizado pelas equipes da reguladora.