Últimas Notícias

Pardal Móvel recebe 14 mil queixas de propaganda eleitoral irregular

Após dez dias de funcionamento, o aplicativo Pardal Móvel já recebeu mais de 14 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 14. 220 registros até as seis horas da noite dessa segunda-feira (26).

A propaganda eleitoral teve início no dia 16 de agosto. São Paulo é o estado com maior número de denúncias: 2.838. Além de Minas Gerais, com 1.571; Pernambuco, com 1.567; e Rio Grande do Sul, com 1.244. Mais da metade diz respeito ao cargo de vereador.

É possível denunciar, por meio do aplicativo, irregularidades como casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder político ou econômico e uso indevido dos meios de comunicação. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet.  

O Pardal foi desenvolvido em 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo.  Lançado pelo TSE em 2014, a plataforma foi aprimorada para as eleições municipais de 2020 e recebeu uma nova versão para as eleições gerais de 2022.

O objetivo do aplicativo é contribuir com o trabalho de apuração dos tribunais regionais eleitorais e do Ministério Público Eleitoral, ao contar com a contribuição dos cidadãos para fiscalizar falhas eleitorais.

O aplicativo está disponível gratuitamente para sistemas Android e IOS.