Reta finalíssima para o Concurso Nacional Unificado. E aí? Tá preparado? Já sabe o que levar e o que não levar? Dá tempo de estudar mais alguma coisinha até domingo? É muita coisa para administrar. Entre elas, a ansiedade. O professor Elias Santana diz que, agora, é hora de fazer uma autoavaliação para saber o tipo de concurseiro que você é. Para os mais agitados, procure relaxar e descansar um pouco a cabeça. Para os mais calmos, não relaxe demais a ponto de jogar por água abaixo o estudo de meses. Para todos os casos, ele diz o seguinte:
“Não é hora de tentar aprender coisa nova, que a preocupação seja com as revisões, conteúdos já estudados, até porque a tentativa de aprender matérias novas na véspera, ela é adicionada de muita ansiedade e essa ansiedade pode, na verdade, atrapalhar a compreensão. Então, um assunto que, de repente, você sabia que você não sabia, agora você vai pra prova achando que sabe, mas não sabe porque não estudou direito, porque a ansiedade atrapalha nesses momentos.”
Cuide do sono e da alimentação nessa véspera de prova, já deixe tudo separado: caneta preta com embalagem transparente, documento com foto – vale o digital, mas ele já tem de estar baixado no celular caso a internet dê problema – água e lanche. E no domingo mesmo, vale aquela velha dica: saia de casa cedo. Os portões abrem às 7h30. Importante já saber o local de prova, programar como vai chegar lá – e ir com calma. Para não virar meme, como lembrou bem o professor.
“Tudo isso planejado, tudo isso preparado com antecedência para que o candidato não faça parte das estatísticas dos atrasados no Enem dos Concursos. Para não virar meme”.
Enquanto estiver fazendo a prova, concentre-se somente nela. Evite pensamentos do que vai acontecer se passar ou se não passar. Isso vai tirar a sua atenção. Administre o tempo. E pense na sua jornada até aqui.
“Eu sempre gosto de me lembrar de algo que o padre Antônio Vieira falava, que é a pessoa não é aquilo que ela diz ser, e sim aquilo que ela faz. Se a pessoa sabe, ela tem consciência daquilo que ela fez ao longo desse percurso de preparação para o CNU, é importante que ela vá com essa consciência, que ela vá com a consciência disso para a prova e que isso possa ser o norteador dela ao longo da prova. Porque se ela fez por si, com toda certeza, ela é merecedora do resultado”.
Quem ainda não conferiu o local de prova, faça isso com antecedência. As informações estão disponíveis na página do candidato no site da Cesgranrio. Para determinados blocos, as provas serão pela manhã e à tarde. Ou seja, domingo de maratona de concurso para mais de dois milhões de concorrentes.