Uma massa de ar quente que cobre grande parte do centro-sul do Brasil, desde essa quinta-feira (14), já elevou a temperatura para perto dos 40ºC em vários municípios dessa região. Inclusive em áreas onde há previsão de chuvas nesta sexta (15), sábado e domingo e que ainda não tiveram um calor intenso nesta primavera, como é o caso do extremo sul do Rio Grande do Sul.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, que publicou um Alerta Laranja no último dia 12, algumas cidades cobertas pela massa de ar quente devem ter temperaturas acima dos 40°C durante todo este fim de semana.
O meteorologista do Inmet, Olívio Bahia, destacou onde pode ocorrer tempo mais quente nesta sexta-feira (15).
“A gente vai ver que as temperaturas ficam bastante elevadas. As máximas devem atingir a casa de 40ºC até um pouquinho mais em área do Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, 40ºC também na região Nordeste e 39º ali em áreas do sudeste do Brasil.
Olívio também ressaltou que a população deve ficar atenta a um dos efeitos negativos do calor nessas regiões, que é a baixa umidade do ar.
“Com relação a umidade em função das altas temperaturas, elas devem ficar abaixo dos 30% em áreas do nordeste do Brasil, Sudeste, também Centro-Oeste. Pontualmente esses valores podem ficar inclusive abaixo dos 20% no meio da tarde.
Rosane Vieira, Coordenadora de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional reforça alguns cuidados diante do calor intenso e da baixa umidade do ar.
“Proteja-se evitando exposição ao sol e a prática prolongada de exercícios físicos durante os períodos de maior calor. Dê maior atenção as crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Beba bastante água e use roupas mais leves. Consumo alimentos mais leves. Ficar atento as orientações as autoridades locais e as informações oficiais
De janeiro a novembro deste ano, oito ondas de calor atingiram o Brasil. Com destaque para a que atuou entre os dias 8 e 19 do mês passado, devido ao número de dias seguidos e ao recorde de temperatura de 44,8°C na cidade mineira de Araçuaí, no dia 19, sendo a maior temperatura já registrada pelo Inmet, superando os 44,7°C ocorridos em Bom Jesus no Piauí em novembro de 2005.
*Com produção de Lucineia Marques