Defesa Civil alerta população para não circular perto da mina 18

A região da mina 18 da Braskem, no bairro de Mutange, em Maceió, já afundou 2 metros e 16 centímetros até as 9 horas da manhã deste sábado, 9h.

A informação é da Defesa Civil do Estado, que disse ainda que nas últimas 24 horas o afundamento foi de quase 9 centímetros. 

A Defesa Civil recomendou quea população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização das informações.

A instituição explica que o solo ainda está instável, ameaçando a segurança das pessoas em Mutange e nos prédios de bairros vizinhos.

A apuração de responsabilidade está com o Ministério Público do Estado de Alagoas. Já a Prefeitura de Maceió negocia com a Braskem um novo acordo de reparação por causa da ameaça a novos bairros como Bom Parto.

Em julho deste ano, ficou acertado com a empresa petroquímica um acordo de R$ 1,7 billhão por danos causados em 2018 pela extração de salgema em Maceió.

Em nota divulgada nesta sexta-feira à noite, o Ministério de Minas e Energia disse que técnicos do governo federal estão na capital Alagoana para análises diárias a partir da movimentação do solo.

A reportagem procurou a empresa Braskem para um posicionamento, mas não houve resposta até o fechamento desta reportagem.