Últimas Notícias

Pesquisadores da UFSM descobrem fóssil precursor dos pterossauros

Um fóssil muito bem preservado do grupo precursor dos répteis voadores, os pterossauros foi descoberto por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no município de São João do Polêsine, no Rio Grande do Sul. Mas, apesar de pertencer ao mesmo grupo, o animal descoberto não era voador. A descoberta foi publicada na edição desta semana da revista científica Nature, considerada a mais importante do mundo acadêmico.

De acordo com o paleontólogo Rodrigo Temp Müller, líder do grupo de pesquisadores do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia, havia pouca informação até então a respeito da anatomia desses animais, principalmente do crânio e das mãos, e destacou que o material descoberto agora traz muita informação nova para as pesquisas.

Os pesquisadores constataram que o animal encontrado teria um bico raptorial, que lembra as aves de rapina atuais, e as mãos seriam proporcionalmente grandes, com garras bem desenvolvidas, usadas para escalar árvores ou manusear presas.

Em São João do Polêsine já foram encontrados fósseis de dinossauros primitivos, parentes de crocodilos com placas dérmicas. E outros precursores de pterossauros e répteis herbívoros chamados rincossauros.