Metrô de SP aceita liberar catracas em dia de greve de metroviários

O Metrô comunicou que aceitou a liberação de catracas proposta pelo Sindicato dos Metroviários, e a medida será colocada em breve, ainda na manhã desta quinta-feira (23), assim que os metroviários voltarem aos seus postos de trabalho.

Os metroviários paralisam suas atividades na manhã desta quinta cobrando o pagamento da participação de lucros e resultados, concurso público para reposição de mão de obra e o fim das terceirizações. A greve atinge as linhas Vermelha, Azul e Verde do metrô, além do monotrilho, a linha Prata. Permanecem funcionando as linhas Amarelo e Lilás, além das linhas de trem da CPTM.

A paralisação pegou muitos usuários de surpresa. Assim, nesta manhã, a população encontrou ônibus e terminais lotados. O trânsito na capital, monitorado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), atingiu 20% de congestionamento das vias monitoradas pela companhia. 

De acordo com nota do Metrô, a liberação das catracas vai prejudicar a saúde financeira da empresa. Ela ainda afirma que tentou todas as formas de negociação, inclusive com concessão de benefícios, e que cumpre integralmente o acordo coletivo de trabalho e as leis trabalhistas.