Últimas Notícias

Assembleia Legislativa realiza programação em alusão à campanha Outubro Rosa

 Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) realiza neste mês uma série de atividades em alusão ao Outubro Rosa, campanha de âmbito nacional e internacional que visa chamar a atenção da sociedade, em especial das mulheres, para os cuidados para prevenir o câncer de mama e de colo do útero.

Com o tema “Prevenir é a melhor forma de lutar”, as ações são coordenadas pela Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO), Grupo de Esposas dos Deputados do Estado do Maranhão (Gedema) e Escola do Legislativo do Maranhão (Elema).

A presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), destacou a importância da campanha, reforçando que as ações integram calendário de iniciativas voltadas aos cuidados com a saúde dos servidores.

“O Outubro Rosa nos lembra que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. Na Assembleia Legislativa, apoiamos todas as iniciativas que promovem a informação, o acesso aos exames preventivos e o tratamento adequado para todas as mulheres, sempre em busca de uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

Novidade

Uma das novidades deste ano é a campanha solidária de arrecadação de lençóis brancos para serem doados a pacientes em tratamento de câncer no Hospital Aldenora Bello e no Hospital de Câncer do Maranhão (antigo Hospital Geral), em São Luís.

Para isso, foram instalados cinco pontos de arrecadação na Assembleia: no hall de entrada principal; no hall de entrada próximo à Presidência; na entrada do Plenário Deputado Nagib Haickel; no Complexo de Comunicação; e na Creche Sementinha. As doações podem ser feitas até o dia 31 de outubro.

Palestras

A partir do dia 10, serão realizadas minipalestras no Departamento de Saúde, às segundas e quintas-feiras, no período da manhã (9h30) e tarde (14h), sobre temas relacionados aos cuidados com a saúde física e mental.

Já o dia 23 de outubro foi escolhido como o “Dia D” e será realizada a palestra “Outubro Rosa: Prevenir é a melhor forma de lutar”, com a participação da médica Vanessa Pollyana Braz Mendonça Campos, cirurgiã geral e mastologista com residência médica em Mastologia no Instituto Mário Penna / Hospital Luxemburgo, em Belo Horizonte. Ela também é membro da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Participarão da palestra, também, a médica do trabalho Danielle Cristina Silva Costa, a enfermeira Adriana Heleny Borralho de Araújo Baldez, a assistente social Joana D’Arc Silva Coelho, o psicólogo Mauro Sérgio Barbosa Brandão Júnior, e a nutricionista Nayara Trindade Tavares.

Estatísticas

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tipo mais frequente em mulheres é o câncer de mama, seguido do de pele. Para o Brasil, são estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte pela doença entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com estimativa de 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.