Agência Assembleia/ Fotos: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu, nesta sexta-feira (6), o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Robson Paz. O gestor fez uma detalhada explanação sobre o Programa Nosso Centro, criado com o objetivo de tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural.
Durante a entrevista, concedida aos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, o secretário Robson Paz informou que um grande conjunto de obras e ações está sendo entregue ao longo deste mês como parte das comemorações pelos 412 anos de São Luís.
Robson Paz disse que, nesta quinta-feira (5), a capital maranhense foi contemplada com a entrega de três casarões que foram completamente reformados a partir do Programa Nosso Centro, desenvolvido pelo Governo do Maranhão.
De acordo com informações do secretário, o primeiro prédio entregue foi o casarão que fica localizado na Rua de Santaninha, de número 418, na altura da Praça Deodoro, e que agora abrigará as atividades do Solar da Terra, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). No local, serão comercializados produtos agroecológicos, artesanatos e ministrados cursos nas áreas sociais.
“Com essas ações fortalecemos as nossas raízes, a nossa cultura, a nossa tradição, resgatando prédios que fazem parte da nossa história”, observou o secretário Robson Paz.
Ele acrescentou que, na Rua Henrique Leal, mais conhecida como Rua Direita, o imóvel de número 156 foi revitalizado e será a sede do Projeto Caixa, um centro de atividades centrado em ações nas áreas de cultura, saúde e educação.
O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Robson Paz, ressaltou a importância cultural da ação e o impacto para a economia. “É o Governo do Maranhão trabalhando para todos, especialmente para São Luís, reabilitando importantes casarões do nosso Centro Histórico e garantindo desenvolvimento sustentável com mais oportunidade, geração de trabalho e renda para a população”, frisou.
O terceiro prédio histórico completamente reformado, segundo Robson Paz, foi entregue na esquina da Rua Portugal com a Rua da Estrela, o Canto da Cultura. Agora o local abrigará várias atividades de empreendedorismo e cultura: loja de artesanato, livros e vinis, um restaurante e, também, a sede de um grupo de capoeira.
Robson Paz destacou que, desde 2019, quando o Programa Nosso Centro foi criado, mais de 23 casarões foram reformados, dando lugar a moradias, escolas e empreendimentos comerciais. “Esta iniciativa do Governo do Estado consolidou-se como o maior pacote de obras e intervenções no centro da capital maranhense, com investimento de mais de R$ 100 milhões”, assinalou Robson Paz.
O gestor disse, ainda, que, em 2022, o Programa Nosso Centro foi um dos 10 premiados da região Nordeste na etapa regional do 35º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (Prêmio Rodrigo), realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com isso, o programa também foi selecionado para a disputa da etapa nacional da premiação