Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
Assista ao programa na íntegra
O programa ‘Maranhão no Campo’ deste sábado (31), na TV Assembleia, destacou entrevista com o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae no Maranhão, José Noleto Oliveira, que abordou a realização do 18º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), em São Luís.
“Trazer o ENEL para a capital é um passo significativo para o desenvolvimento do setor lácteo no Maranhão. Pela primeira vez, São Luís sedia esse evento, o que destaca o potencial e a relevância da nossa produção de leite”, afirmou.
Noleto também ressaltou que a escolha do estado como sede pela segunda vez reforça o compromisso do Sebrae e de outras instituições em fortalecer o setor local.
O ENEL, que ocorrerá de 1° a 4 de setembro, durante a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), reunirá produtores, empresários e especialistas com o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva do leite na região Nordeste.
Programação
A programação incluirá palestras sobre tendências de mercado, oficinas e workshops focados em técnicas de produção e gestão de negócios, além de uma feira de negócios e rodadas de parcerias comerciais. Haverá também visitas técnicas a fazendas e indústrias para observar práticas avançadas no setor.
“O encontro é uma oportunidade única para nossos produtores trocarem experiências e conhecerem inovações que podem ser aplicadas em suas propriedades, aumentando a competitividade e a sustentabilidade da produção de leite”, destacou Noleto.
Um dos momentos mais aguardados será o Concurso de Produtos Lácteos do Nordeste, que premiará a excelência dos queijos produzidos na região. “Esse concurso valoriza o trabalho dos nossos produtores, incentivando a busca constante por qualidade e aprimoramento”, acrescentou.
Noleto enfatizou, ainda, a importância do evento para o crescimento do setor no estado.
“No Maranhão, a atividade leiteira está presente em todos os 217 municípios. Temos o 17º maior volume de produção de leite entre os estados brasileiros e o 10º maior rebanho de vacas ordenhadas. Com o ENEL, o Sebrae busca não apenas fortalecer a cadeia produtiva do leite no Maranhão, mas também incentivar inovações que transformem a produção no Nordeste, gerando mais oportunidades e desenvolvimento para a região”, concluiu.
O ‘Maranhão no Campo’ é apresentado por Mário Porto e vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.