Últimas Notícias

‘Diário da Manhã’ – Presidente da AMMA fala sobre Semana de Valorização da Magistratura

 Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Holídice Barros, falou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (29), sobre a importância da Semana de Valorização da Magistratura 2024. O evento terá como tema “As Inovações Tecnológicas no Poder Judiciário”, e ocorrerá na sede da AMMA (Calhau), nesta sexta-feira (30). 

No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que teve participação do subdiretor de TV e Rádio da Alema, jornalista Juraci Filho, o presidente da AMMA afirmou que o tema principal será o uso da Inteligência Artificial (IA), que já contribuiu para dar celeridade processual ao reduzir, por exemplo, para 30 segundos a distribuição de um mandado.

“Tema muito relevante a questão da inovação no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão, para poder aperfeiçoar os serviços judiciários, oferecendo uma atuação melhor para a população, além de trazer racionalidade e celeridade. Vamos mostrar para a sociedade como trabalhamos e os nossos desafios. Por conta da pandemia, os processos começaram a ser digitalizados. Agora, avançaram mais com a inteligência artificial. Hoje, tem juiz que recebe de 400 a 600 processos por mês”, explicou.

De acordo com o magistrado, a IA é atualmente capaz de ler o mandado, identificar o distrito geográfico e distribuir para o oficial de Justiça, tudo a cargo do robô Mário Lúcio, uma automação desenvolvida pelo Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (Toada Lab), capaz de distribuir cerca de 700 mandados por dia para oficiais de Justiça na Comarca da Ilha de São Luís.  

Intermediação

O presidente da AMMA explicou, também, que o setor faz intermediação no processo de distribuição, cumprimento e devolução de expedientes judiciais, servindo de ponte entre 92 unidades judiciais e os oficiais de Justiça; após cumprir com as etapas de leitura, identificação do distrito e distribuição, caso o robô não encontre um distrito válido no texto do mandado, encaminha o documento para a análise dos servidores e servidoras da Central de Mandados. 

Por fim, o juiz Holídice Barros destacou que o trabalho desenvolvido pela automação já resultou em 872 mandados distribuídos de 1º de abril a 26 de agosto de 2024.

“A Inteligência Artificial veio para ficar. Com a automação, o processo de distribuição de mandados agora é mais eficiente, ágil e preciso, uma vez que o robô é capaz de distribuir um mandado em, aproximadamente, 30 segundos, enquanto um servidor ou uma servidora leva, em média, um minuto e meio para realizar a mesma tarefa”, assegurou.