Agência Assembleia
O programa ‘Diário da Manhã’ desta sexta-feira (26) recebeu o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura Familiar, Ricarte Almeida, que falou sobre a importância do Dia do Agricultor Familiar.
“É um dia de reflexão sobre a grandeza e importância social, econômica e cultural da agricultura familiar. São protagonistas dessa atividade econômica tão significativa e que, durante muito tempo, foi ignorada, negligenciada e inviabilizada”, destacou o secretário.
Segundo Ricarte, a agricultura familiar é um segmento econômico que representa 80% dos empreendimentos do campo. “Sendo de grande relevância econômica. E se considerarmos que eles produzem mais de 70% do alimento que vai para a mesa do maranhense, essa representação ganha números ainda maiores. Além disso, ocupam cerca de 79% da mão de obra que atua no campo”, frisou.
O secretario falou, ainda, sobre os programas que o governo estadual tem realizado para incentivar e apoiar a agricultura familiar, como o selo ‘Gosto do Maranhão’, o Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), as feiras municipais, regionais e a feira estadual FEMAF, entre outros.