‘Maranhão no Campo’ aborda ações da AGED em eventos agropecuários

 Agência Assembleia

Assista à íntegra do programa

O programa ‘Maranhão no Campo’, deste sábado (6), na TV Assembleia, recebeu João Batista, coordenador de Educação Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), para falar sobre as principais atuações do órgão em eventos agropecuários.

Durante a entrevista, João Batista explicou que a AGED atua em três pilares principais: ciência, fiscalização e educação. 

“A AGED, como agência fiscalizadora, às vezes é vista apenas pelo seu lado de fiscalização. Mas também investimos fortemente na educação sanitária, para que as pessoas entendam a importância das leis e como conservarem alimentos adequadamente”, disse.

Ele também destacou a proposta de “saúde única”, que integra a saúde humana, animal e ambiental. “Hoje, nossas atividades educativas em todo o estado do Maranhão visam prevenir doenças e garantir a segurança alimentar. Trabalhamos desde a educação infantil até a formação de produtores e profissionais do setor”, explicou.

A AGED também tem um papel fundamental na fiscalização e bem-estar animal em eventos agropecuários, como vaquejadas, por exemplo. 

“Nós fiscalizamos a hidratação, alimentação e condições de alojamento dos animais, além de promover parcerias para garantir o uso de protetores de cauda, por exemplo, e prevenir maus-tratos”, destacou.

A educação sanitária abrange, ainda, o controle de pragas e doenças, além da conservação de alimentos. “Durante o ano, participamos de inúmeros eventos agropecuários, oferecendo orientações e treinamentos. Por exemplo, em Balsas (durante a AgroBalsas), focamos no recolhimento de embalagens de agrotóxicos para evitar a contaminação ambiental”, concluiu.

O programa ‘Maranhão no Campo’ é apresentado por Mário Porto e vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário