“Live and let die”, a música tema do filme de mesmo nome da saga 007, foi lançada em 1° de junho de 1973, no Reino Unido. Gravada pela banda Wings, do ex-Beatle Paul McCartney, o single alcançou a segunda posição nos Estados Unidos e a sétima posição no Reino Unido. E, finalmente, consolidou o grupo nas paradas de sucesso e na opinião pública.
A canção foi encomendada pelos produtores do filme antes mesmo da finalização do roteiro. Para compor a música, Paul pediu uma cópia do romance do escritor britânico Ian Fleming, criador do agente-secreto James Bond.
Ao lado de sua esposa Linda McCartney, Paul escreveu “Live and Let Die”. A princípio, o produtor da franquia 007, Harry Saltzman, queria que outro artista gravasse a música mas Paul não aceitou. A canção foi gravada em outubro de 1972, durante as sessões do álbum Red Rose Speedway, e contou com a produção do colaborador dos Beatles, George Martin.
“Live and Let Die” foi a primeira música-tema da saga de James Bond a ser indicada ao Oscar de Melhor Canção Original de 1973. Mas, “The Way We Were”, interpretada por Barbra Streisand, acabou levando o prêmio da categoria.
Quase duas décadas depois, em 1991, a banda Guns N ‘Roses lançou uma nova versão da música no álbum Use Your Illusion I. Em 2016, Paul McCartney disse em entrevista ao New York Times que, quando a música foi relançada, seus filhos precisavam explicar aos colegas de escola que o sucesso não pertencia ao Guns N ‘Roses.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano.
HISTÓRIA HOJE
REDAÇÃO: BEATRIZ EVARISTO
SONOPLASTIA: JAILTON SODRÉ
APRESENTAÇÃO: DILSON SANTA FÉ