Últimas Notícias

Festa do Morro celebra Imaculada Conceição e Iemanjá em Recife

Nesta quinta-feira será realizada a edição de número 120 da Festa do Morro, em Recife. A celebração católica, que acontece no Morro da Conceição, também é abraçada pelas religiões de matriz africana. Serão 11 dias de atividades incluindo procissões, missas e shows culturais, que terminam no dia 8 de dezembro, quando é celebrado o dia de Nossa Senhora da Conceição. Em Pernambuco, a Imaculada Conceição também celebra Iemanjá, orixá das águas, da fertilidade e da maternidade.

Neste primeiro dia de festejos, acontece a Procissão da Bandeira. A partir das 5 da tarde, os devotos se reúnem no Parque Urbano da Macaxeira, Zona Norte da capital, e saem a partir das 6 da tarde em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde a bandeira será hasteada.

Esse ano, a Festa do Morro tem um sentimento de recomeço e homenagens depois do desabamento do teto do Santuário em 30 de agosto passado, onde 2 pessoas perderam a vida e mais de 20 ficaram feridas. Antônio José dos Santos, de 54 anos, e Maria da Conceição de França Pinto, de 68 anos, as duas vítimas do desabamento serão homenageadas. Na última terça-feira o Governo do Estado entregou a primeira etapa de reconstrução do Santuário, que incluiu a substituição do teto.

A festa, que esse ano tem como tema: “120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro”, é Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco e recebe mais de 1 milhão de pessoas durante a programação. Desde que uma imagem gigante da Santa foi colocada no alto do morro, em 1904, o número de devotos que visitam o Santuário cresce a cada ano.

Nas redes sociais do Santuário é possível acessar toda a programação e também assistir ao vivo parte das celebrações. É só pesquisar “Santuário Morro da Conceição” no Youtube e no Instagram.