O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro vai realizar, nesta sexta-feira (25), a audiência de custódia de 20 torcedores uruguaios envolvidos em uma confusão generalizada na praia do Recreio, Zona Oeste da cidade. O caso aconteceu nesta quinta-feira (24), dia do primeiro jogo pelas semifinais da Copa Libertadores da América, disputado entre Botafogo e Peñarol. Houve registros de furtos, incêndios e confrontos.
Segundo o tribunal, os torcedores desrespeitaram artigos previstos no Estatuto do Torcedor, que rege o comportamento dentro e fora dos estádios.
Após a audiência de custódia, os processos serão distribuídos para o Juizado Especial do Torcedor e para as Varas Criminais Especializadas em Organização Criminosa.
De acordo com a Polícia Militar, os torcedores do Peñarol iniciaram a confusão com um grupo de pessoas na praia, fizeram saques, depredaram estabelecimentos comerciais e veículos na região. Uma pistola foi apreendida.
Já a Polícia Civil informou que os envolvidos foram identificados. No total, 22 homens foram presos em flagrante. Eles foram autuados por crimes diversos. Entre os delitos estão porte ilegal de arma de fogo, furto, lesão corporal, roubo e dano qualificado.